A exposição A COR DANÇA apresenta, na Passagem Literária da Consolação, três séries de pinturas realizadas nos últimos sete anos por Lúcia Neto, artista nascida e radicada em São Paulo. A série VISÕES focaliza cenas da vida paulistana e, nas palavras de Hélio Schonmann – que assina o texto de apresentação da mostra – ”humaniza a arquitetura da megalópole de forma lúdica e comovente. Fantasia e alegoria aqui se associam, com extrema naturalidade, à crônica do cotidiano”.
Já a série ARTEOFÍCIO tem como tema a própria arte, apresentando sempre um pintor (ou pintora) em pleno ato de criação. “Revela-se dessa forma o vínculo profundo da artista com a linguagem pictórica”, comenta Schonmann. “Estamos diante do universo plástico de uma colorista. O domínio dos meios de expressão, aliado à inventividade de Lúcia ao definir novas e surpreendentes relações cromáticas, torna seus resultados cativantes. Mas é preciso ressaltar que as virtudes dessa pintura não estão exclusivamente vinculadas à dimensão técnica. O mais importante é que a cor vem impregnada de emoção”.
Dança reúne alguns dos mais recentes trabalhos da artista, que comenta sobre essa nova série: “Danço através da cor. A figura da bailarina remete minha imaginação a um mundo onde não existe peso, esforço, limitação. Só leveza, prazer e movimento”. Hélio analisa esse trabalho, tão focado num mundo de fantasia: “Essas frágeis figurinhas, rodopiando incessantemente, definem percursos que geram um efeito quase hipnótico no observador. A forma de cada uma, ligeiramente desengonçada, faz pensar numa versão contemporânea da boneca Emília, de Monteiro Lobato. Mesmo não sendo ‘gente’, Emília celebrava a vida e seduzia a todos com sua vivacidade maliciosa, tão brasileira. Vejo muito dessa brasilidade e desse espírito de celebração nos trabalhos que serão agora expostos na Passagem da Consolação”.
SERVIÇO:
A COR DANÇA
Lúcia Neto
Abertura: 3 de novembro -16 horas
Mostra: até 30 de novembro de 2010
Horário: segunda à sexta das 7h às 22 h
sábado/domingo/feriado das 10h às 22h
Local: Passagem Literária da Consolação
(subterrânea)- esquina Paulista/Consolação
Apoio: Via Libris
Prefeitura do Município de São Paulo,
Sub Prefeitura da Sé
http://www.luciafneto.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário