Translate

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Paradinha no MIS -GRÁTIS



Quinta, 20 de maio as 17h30


Paradinha dedicada à Carmem Miranda, cantora e atriz de cinema consagrada internacionalmente e conhecida por “Pequena Notável”, começou sua carreira em 1928, na antiga Rádio Sociedade. Em 1930, gravou a marcha Tahy. Participou dos filmes “Boneca de Pixe” e “Banana da Terra”. Em 1939, junto com “O Bando da Lua”, foi para os EUA, na chamada política da boa vizinhança, que guardava em silêncio o intuito de embranquecer o samba.



Após 1930, samba era significado de “brasilidade”. A modernidade e a centralidade urbana se assemelhavam ao jeito carioca de ser. De 1937 a 1945 deu-se o estreitamento da palavra samba como sinônimo de nação (samba exaltação).


O Rádio, a partir de 1932, difundia a música, e se tornava responsável pela nacionalização do samba. Aumentava o comércio das vitrolas. Tocava-se nesta época Noel, Braguinha, Ary Barroso, Sílvio Caldas, Mario Reis, Francisco Alves, Carmem Miranda e outros...







Participe. Você é nosso convidado. Faça parte do nosso grupo de amigos e traga seu LP de casa, se quiser compartilhar. Dê uma paradinha no meio de sua semana para ouvir um som analógico.




Na sala de audição, quinzenalmente, às quintas feiras.



 
 
Realização

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário