Translate

sábado, 20 de março de 2010

"5ª Palhaceata Paulista" (27 de Março)
















5ª Palhaceata Paulista


Sábado, 27 de Março
Um Cortejo Livre, Leve e Solto pelo DIA DO CIRCO E DO TEATRO
Concentração dos Palhaços: 09h30, diante da Secretaria Municipal de Cultura (Galeria Olido), Lgo do Paissandu

Itinerário: saída do Lgo do Paissandú, por volta das 10h30, em direção à Pça do Patriarca, com parada nas escadarias do Teatro Municipal para manifestações palhacísticas de teor parafilosófico e gurútico!
Idealização: Ana Vitória Vieira Monteiro, Leona Cavalli e Ciléia Biaggioli
Realização: O.P.A. Organização de Palhaços Associados

RELEASE
Em 2006, a dramaturga Ana Vitória Vieira Monteiro reúne-se com a atriz Leona Cavalli e a palhaça Ciléia Biaggioli, com a idéia de oferecer à cidade de São Paulo um momento de alegria no Dia do Teatro e do Circo, 27 de Março. O local escolhido: a Avenida Paulista! A iniciativa reuniu cerca de 15 palhaços, que fizeram um cortejo alegre e envolvente até o Conjunto Nacional, de onde retornou para o MASP.

No ano seguinte, também na Avenida Paulista, o número de participantes já era o dobro, o que, para a terceira edição, inspirou a OPA (Organização de Palhaços Associados), que reúne artistas profissionais e "simpatizantes da causa" — entre os quais, músicos, circenses, poetas e simplesmente curiosos afins — a transferir o Cortejo Palhacístico para o Centro Velho da cidade, o chamado "centro nervoso", onde todo mundo certamente se encontra. Assim aconteceu e a OPA reuniu quase 60 palhaços, de todas as faixas-etárias, no Largo do Paissandú, em frente à Secretaria Municipal de Cultura, que, cantando, palhaçando, envolvendo transeuntes e promovendo manifestos palhacísticos na escadaria do Teatro Municipal, partiram para a Praça do Patriarca, onde coincidentemente se encontraram com outros artistas envolvidos em uma manifestação artístico-política pelo Teatro Nacional.

A quarta edição aconteceu em 2009, e teria obedecido ao mesmo formato não fosse o fato da ocupação da Funarte por artistas militantes em pról de mais e melhores políticas públicas para a Cultura em nível nacional, à qual a Palhaceata Paulista aderiu, transferindo o destino do seu trajeto para a sede da Funarte, na região da Barra Funda.

Em 2010, na sua quinta edição, o cortejo retorna ao seu itinerário rumo à Praça do Patriarca e convida toda a população a engrossar esse divertido caldo com sua participação, sua alegria e sua inventividade, para que a cidade experimente este momento de festa e de homenagem a uma Arte tão milenar e intrínseca à formação da nossa civilização, como é o Teatro e o Circo.

A OPA conta com todos no Lgo do Paissandú, dia 27 de março, um sábado, para a concentração que se fará diante da Galeria Olido a partir das 09h30.

Saiba mais:
Palhaceata Paulista - www.teatroderocokoz.blogspot.com (fotos e histórico);
Ana Vitória Vieira Monteiro (dramaturga) - http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/bastidores.html;
Leona Cavalli (atriz) - www.leonacavalli.com.br; e
Ciléia S. Biaggioli - www.retirodepalhaco.blogspot.com.

CONTATOS
Ciléia e Carlos Biaggioli (rocokoz@yahoo.com.br e 6612-7005 / 7082-6200)
Felipe Gomes Moreira (felipeasfalto@gmail.com e 6460-7559)

Um comentário: