Desde 2010 sem se apresentar em palcos cariocas, cantora apresenta composições autorais e releituras que vão de Chico Buarque a Villa-Lobos
Dona de uma voz singular e uma das grandes revelações da música brasileira popular e contemporânea, a cantora baiana Andrea Ferrer volta aos palcos do Rio de Janeiro, após dois anos e meio morando em Salvador, tocando em casas de shows baianas. Desta vez, a artista prepara uma apresentação digna de reestréia no Solar de Botafogo, dia 20, terça-feira, às 21:30h, sob o arranjo do maestro João Carlos Coutinho, também pianista e acordeonista do grupo, acompanhada ainda por César Machado (bateria), Adriano Giffoni (baixo) e Felipe Poli (violão/guitarra). No repertório, composições autorais e releituras de seu recente e segundo disco, o homônimo “Andrea Ferrer”. Crescida embalada por óperas italianas (cantadas pelo pai tenor) e clássicos da MPB (na voz da mãe), flertando com o pop (mas sem abrir mão da sofisticação e das boas referências), a cantora reserva para este show, um repertório que passeia de Villa-Lobos a Lobão, dialogando com estéticas distintas também nas composições autorais.
No repertório do show, músicas presentes no seu ultimo CD, o recente “Andrea Ferrer”, produzido pela própria cantora junto com Beto Benjamin e Luca Maciel, e um retrato de uma verdadeira pluralidade musical da artista baiana. No disco, o rock acabou por dar o tom de “Marina dos Mares”, parceria de Carlinhos Brown com Géo Benjamin, em homenagem ao mundo marítimo de Dorival Caymmi. “Ai, Ai, Ai, Ai, Ai”, sucesso de Ivan Lins e Vitor Martins, também se destaca dentre as releituras, ao lado de um clássico de Edu Lobo e Ruy Guerra, “Reza”, que vira um samba elétrico, com muita personalidade. As melodias folk de Lobão ganham versão jazz-funk em “Chorando no Campo”, e sobra também para Chico Buarque, cuja canção “Vida” ganha um formato meio tango, meio pop. Na fronteira com a erudição, em “Melodia Sentimental” (parceria com Dora Vasconcelos), Villa-Lobos renasce com o piano de João Carlos Coutinho, os teclados de João, Fernando Merlino e Luca Maciel, e – em participação especialíssima – o cello de Lui Coimbra. Dentre as autorais, o leque de canções de Andrea em parceria com Luca Maciel se destaca sempre entre o pop, o samba, o rock e o folk, como em “Poder Insano”, com participações do cello de Lui Coimbra e dos vocalises de Dorit Luiza Grosman. O romantismo é a marca em “Pertinho” ( em suas palavras, uma canção sobre o “encontro homem-mulher”) e “O Que Ficou”, relatando os reversos do amor (“pra você me dei / doei / doeu demais”). As autorais se completam ainda com “Nas Nuvens” e “Quem é Você”.
Na carreira de Andrea Ferrer, que se divide também com o teatro e a televisão (gravou comerciais, participou de novelas, aprofundou-se nos estudos cênicos), uma série de shows reverberou seu nome para diferentes cantos do país, especialmente através da tournée “Caetaneando”, cantando e recitando letras de Caetano. No Rio, apresentou-se no Mistura Fina, Mika’s, Merci Piano Bar, Vinícius, Bastidores, Casa Julieta de Serpa, Teatro Café Pequeno e os teatros do SESC. Curitiba, Florianópolis, Brasília e Salvador também receberam a cantora com sucesso de público. Lançou seu CD de estréia “Séculos” em 2003, fruto de uma parceria com o baixista e produtor musical Luca Maciel, e já gravou dois videoclipes: “Marina dos Mares”, de Carlinhos Brown, e “Pertinho”, também uma parceria com o então produtor Maciel.
SERVIÇO: Show Andrea Ferrer no Solar de Botafogo
20/11 – terça-feira – às 21:30h
End: Rua General Polidoro, 180 - Botafogo
Informações: 21-25435411
Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia)
video: http://www.youtube.com/watch?v=-jRNra9LEuM&feature=youtube_gdata_player
Nenhum comentário:
Postar um comentário