Concerto de abertura é com Marcelo Manzano
Durante o mês de novembro as apresentações serão sempre aos domingos, a partir das 12 horas.
Neste domingo, dia 4 de novembro, a Série Piano na Praça da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo recebe o pianista Marcos Valle para concerto ao ar livre. O espetáculo acontece no centro da cidade, na Praça Dom José Gaspar, às 12 horas, com concerto de abertura do pianista Marcelo Manzano.
No show Marcos Valle interpreta alguns de seus clássicos, como “Samba de Verão”, “Os Grilos”, “Batucada Surgiu”, “Viola Enluarada”, “Com Mais de 30” e “Preciso Aprender A Ser Só”, além de composições mais recentes e temas instrumentais.
Discípulo de João Gilberto, o músico carioca se tornou simplesmente Marcos Valle, um gênero da música brasileira.
Cantor, compositor, instrumentista e arranjador da chamada segunda geração da bossa nova, Valle foi totalmente contaminado pela batida do violão, pelo canto de João e pelas canções de Tom Jobim. Estreou aos 20 anos, e teve uma de suas primeiras canções (parceria com o irmão e letrista Paulo Sérgio), “Samba de Maria”, gravada pelo Tamba Trio. Foi em 1965, no segundo disco (O Cantor e o Compositor) que gravou os sucessos “Samba de Verão” e “Preciso Aprender a Ser Só”. Já no final dos anos 60, incorporou aos sambas, frevos, baiões e bossas alguns elementos do pop.
Marcelo Manzano apresenta músicas de seu CD Falo Por Meu Coração, contendo obras clássicas da brilhante carreira do cantor Dick Farney, lançado pela Lua Music em 2011. Como seu ídolo e inspirador, Marcelo Manzano se especializou em um repertório que reúne o melhor da música brasileira e americana e construiu sólida carreira como pianista-cantor. Ele sempre esteve à vontade com temas sofisticados de compositores mais inventivos, tanto da canção inglesa quanto da MPB.
Autores que ocuparam lugar especial na carreira de Dick Farney e algumas de suas melhores criações ganharam versão nova na voz suave e no piano de Marcelo Manzano. Entre as composições, “Alguém Como Tu” (José Maria de Abreu e Jair Amorim), “My Funny Valentine” (Richard Rodgers e Lorenz Hart), “Perdido de Amor” (Luiz Bonfá), “You Stepped Out of a Dream” (Nacio Herb Brown e Gus Kahn), “Uma Loira” (Hervê Cordovil), “But Beautiful” (Jimmy Van Heusen e Johnny Burke), “Noturno em São Paulo ” (Cido Bianchi e Sérgio Lima), “Nick Bar” (Garoto e José Vasconcelos), “Copacabana” (João de Barro e Alberto Ribeiro), “Você” (Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal), “Marina” (Dorival Caymmi) e “Aeromoça” (Billy Blanco), entre outras
Os concertos ao ar livre da série Piano na Praça é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece, frequentemente, na Praça Dom José Gaspar. O projeto, que está no sétimo ano de temporada, apresenta pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.
Série: Piano na Praça
Dia 4 de novembro de 2012 – domingo
12 horas: Marcelo Manzano
13 horas: Marcos Valle
Local: Praça Dom José Gaspar, s/nº - Centro – São Paulo/SP
Grátis – Informações: (11) 3397-0160 – Metrô República
Nº lugares: 300 cadeiras - Concerto ao ar livre – Duração: 2 horas
Próximos convidados do Piano na Praça:
04/11 – Marcelo Manzano e Marcos Valle
11/11 – Amilton Godoy & Gabriel Grossi e Tânia Turíbio
18/11 – Guilherme Arantes (e outro a definir)
25/11 – Fernando Moura e Nico Resende
Marcos Valle
Cantor e compositor, Marcos Valle lançou em 2011 a caixa Marcos Valle Tudo, pela EMI, com toda a sua produção desde a estreia com Samba Demais(1963) até No Rumo do Sol (1974). Há também o inédito The Lost Sessions, descoberto nos arquivos da EMI (ex-Odeon) por Charles Gavin, idealizador do projeto. Em 2012, uma nova caixa chegou às lojas com o nome Marcos Valle 80 (Discobertas), contendo os discos Vontade de Rever Você (1981), Marcos Valle (1983) e Tempo da gente (1986).
Autor de mais de 300 músicas gravadas por nomes como Elis Regina, Tim Maia, Sarah Vaughan, Chicago, Johnny Alf, Dave Brubeck, Toots Thielemans, Sergio Mendes, Eumir Deodato. Bebel Gilberto e Roberto Carlos, entre outros, Marcos Valle é referência mundial em originalidade na música brasileira. Em 1969, quando gravou o LP Mustang Cor de Sangue, o músico se libertou da estética “banquinho e violão” e se entregou à diversidade de referências rock, black e pop. Ao lado de seu irmão Paulo Sérgio Valle, compôs uma série de sucessos para novelas da TV Globo, como Véu de Noiva, Pigmaleão 70, O Cafona, Minha Doce Namorada, Fogo Sobre Terra, Baila Comigo, Que Rei Sou Eu?, Tieta, etc. É deles o tema de fim de ano: Hoje é um Novo Dia, de um Novo Tempo. A música foi composta para ir ao ar em 1971, mas se tornaou uma marca registrada, e a cada ano ganha nova versão.
Valle atravessou os anos 1990 sem lançar discos. D0écada em que uma gravação sua da canção "Os Grilos" foi descoberta por DJs na Inglaterra. Sucesso nas pistas da Europa, Japão e China com suas canções originais e também com músicas regravadas e remixadas por várias bandas e DJ’s, seu talento alcançou também o cinema nas trilhas sonoras dos filmes Austin Power e A Máfia no Divã. Com o disco Nova Bossa Nova, Marcos Valle foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), como Melhor Arranjador e o show de lançamento foi considerado pelos críticos do jornal O Globo como um dos 10 melhores do ano. Em 2001, Valle gravou, ao lado de Roberto Menescal e Wanda Sá, um disco ao vivo, que reuniu os amigos de longa data para contar histórias da bossa nova. No mesmo ano, ele deu continuidade ao lançamento do CD Escape na Europa, com shows na Dinamarca, Suécia, Noruega, Alemanha e Inglaterra.
Contrasts (2002) foi lançado no Brasil, pela Trama. Em 2005 Marcos Valle lançou o CD Jet Samba, trabalho que recebeu o Premio TIM de Música como melhor álbum instrumental. Em 2009 lançou Conecta, em CD e DVD gravados ao vivo, no Rio de Janeiro, considerado pelo jornal O Globo um dos 10 melhores discos daquele ano, e deu mais recente CD/DVD é Estática (2010), que já foi lançado na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, Marcos tem se apresentado regularmente na Europa e no Japão, onde todos os seus clássicos discos foram editados em CD.
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário