Dia 26 de junho, terça-feira, às 20h30, a soprano Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden apresentam o programa Voz e Violão – Música Latino-americana, na série “Terça na Praça” na Praça Mário Chamie, noCentro Cultural São Paulo. No repertório compositores latino-americanos do século 20. Grátis!
Dois dos mais importantes intérpretes da música de concerto em nosso país, Adélia Issa e Edelton Gloedenapresentam um repertório fascinante e raro, com obras originalmente escritas para canto e violão e violão solo por alguns dos mais significativos compositores do século XX, tais como o argentino Carlos Guastavino (1912-2000), o uruguaio Alfonso Broqua (1876-1946) os mexicanos Manuel Ponce (1882-1948) e Carlos Chávez (1899-1978), o venezuelano Antonio Lauro (1917-1986), o paraguaio Nicolás Pérez-González (1927-1991), o equatoriano Gerardo Guevara (1930) e o cubano Leo Brouwer (1939).
A canção Balada de um día de Julio, de Leo Brouwer, foi apresentada em primeira audição mundial por Adélia e Edelton em outubro de 2011, em São Paulo, com a presença do compositor. As canções de Alfonso Broqua foram executadas nessa mesma data em primeira audição no Brasil.
O duo Adélia Issa e Edelton Gloeden apresenta-se em todo o Brasil e exterior há 20 anos. Nesse período, os dois músicos vêm se dedicando intensamente à pesquisa e à divulgação de um repertório originalmente escrito para canto e violão, e também encomendando obras com essa formação a compositores brasileiros contemporâneos.
Programa Voz e Violão - Música Latino-americana
LEO BROUWER (Cuba) Tres Canções de García-Lorca
(1939) - Poema
- Madrigalillo
- Balada de un día de Julio
Parabola para violão solo
ALFONSO BROQUA (Uruguai) Cantos do Paraná (Fernán Silva Valdés)
(1876-1946) - Tarde de Verano
- Biti-Bio
ANTONIO LAURO (Venezuela) Canción
(1917-1986) Danza Negra
NICOLÁS PÉREZ-GONZÁLEZ (Paraguai) La Cometa (Jorge Enrique Adoum)
(1927-1991)
GERARDO GUEVARA (Equador) Yaravi (César Monroy)
(1930)
CARLOS CHÁVEZ (México) Tres piezas para guitarra
(1899-1978)
MANUEL PONCE (México) Por tí mi corazón (Luis G. Urbina)
(1886-1948)
CARLOS GUASTAVINO (Argentina) Canções Populares Argentinas
(1912-2000) - Pueblito, mi pueblo (Francisco Silva)
- Severa Villafañe (León Benarós)
Adélia Issa – Soprano - Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, iniciou seus estudos de canto com Herminia Russo em São Paulo, prosseguindo-os na Manhattan School of Music, em Nova York. Participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York e, em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
Apresenta-se regularmente em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Abel Rocha, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.
Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor, e também na primeira audição brasileira de Strophen, do polonês K. Penderecki, com regência de Fábio Mechetti.
Tem ministrado cursos e seminários sobre música brasileira e técnica vocal em alguns dos principais festivais de música do país, entre eles o de Campos do Jordão, Maringá, Águas de São Pedro, Ourinhos e João Pessoa, e em universidades e escolas de música em Porto Alegre, Campo Grande, Salvador, Aracaju, Recife e Uberlândia entre outras. Foi orientadora vocal do Coral USP e do Coral Sinfônico da OSESP, entre vários outros.
Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais - recolhidas por Mário de Andrade - para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), e Missa, interpretando obras do barroco mineiro, com regência de Naomi Munakata.
Edelton Gloeden – Violão - Um dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade, o violonista Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.
Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes.
Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da ECA. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Guaratinguetá e João Pessoa.
De 1994 a 2008, foi o produtor e apresentador do programa Violão em Tempo de Concerto, transmitido semanalmente pela Rádio USP-FM da Universidade de São Paulo, e de séries especiais sobre o repertório violonístico realizadas para a Rádio Cultura FM de São Paulo.
Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira, com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20 (EGTA) e, com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento,Essência do Brasil e Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA).
Recebeu, em 2001, uma das mais importantes premiações da música de concerto no Brasil, o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Solista Instrumental.
Em 2008, 2009 e 2011, foi diretor artístico do Festival Leo Brouwer em São Paulo, com a presença do artista cubano, evento organizado pela USP, SESC e Instituto Cervantes.
Serviço:
Dia 26 de junho, terça-feira, às 20h30
Voz e Violão – Música Latino-americana
Série: Terça na Praça
Adélia Issa (soprano) – Edelton Gloeden (violão)
Local: Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)
Centro Cultural São Paulo (Capacidade: 170 Pessoas)
Rua Vergueiro, 1000
Tel: 3397 4002
Grátis!
Não há necessidade de retirar ingressos antes.
Mais informações com a assessoria de imprensa, a Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário