As Edições SESC SP levarão ao evento contações de histórias, vivências e as mais variadas apresentações artísticas.
Para o evento que acontece entre os dias 9 e 19 de agosto de 2012, no Pavilhão do Anhembi, o estande das Edições SESC SP contará com uma área de convivência repleta de atividades culturais, onde serão oferecidas programações que aproximam o público do universo cultural do livro e da leitura.
Contações de histórias para adultos, crianças e portadores de necessidades especiais, bate-papo sobre o samba do carioca Cartola e o trabalho do multiinstrumentista Garoto, aula-show com o compositor e ensaísta Jose Miguel Wisnik e o músico Swami Jr. e workshop com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo sobre seu método de reeducação do movimento são algumas das atrações do estande, em uma programação que conta, ainda, com vivências de ilustração, intervenções artísticas, performances literárias e a releitura de clássicos na estética da radionovela.
Para o diretor regional do SESC, Danilo Santos de Miranda, “ao estreitar a parceria cultural com a Câmera Brasileira do Livro (CBL), o SESC traz para a edição deste ano duas novidades: a participação na equipe curatorial do Salão de Ideias; e a facilidade dos matriculados do Sesc em adquirir seu ingresso em uma das unidades do Estado de São Paulo ou no Parque do Anhembi com 50% de desconto. Além disto, mais uma vez marca presença com o estande das Edições SESC SP, que além de fomentar a leitura e apresentar a produção de sua editora, busca democratizar e difundir o conhecimento produzido cotidianamente pela instituição”.
Para facilitar ainda mais o acesso, uma parceria cultural realizada com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) proporciona desconto de 50% no valor do ingresso da Bienal para todos os matriculados no SESC SP, mediante apresentação do cartão de matrícula SESC nas bilheterias das unidades no Estado de São Paulo ou no guichê exclusivo do SESC no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Essa parceria cultural estende-se ainda na participação do SESC na programação de 15 mesas no Salão de Ideias, destacando-se pela presença de grandes intelectuais e escritores discorrendo sobre pensadores, personalidades e autores brasileiros como Mário de Andrade, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade e Patativa do Assaré.
Como destaque, no sábado (11), 20h, Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC em SP) é o mediador do debate sobre um tema atual, a internacionalização da literatura brasileira, que conta com a participação do escritor Milton Hatoum e de Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional e do Conselho do Cerlalc/Unesco.
O mais recente livro da Coleção Mutações, Elogio à preguiça, será debatido pelos filósofos Adauto Novaes, Vladimir Safatle e Olgária Matos, e o poeta Antonio Cicero. Antecipando as discussões, uma mesa com pesquisadores e estudiosos do trabalho de Edgar Morin debruça-se sobre os escritos daColeção Diários de Edgar Morin – a ser lançado pelas Edições SESC SP em outubro deste ano. O espaço será garantido, também, aos novos escritores que nunca publicaram: a mesa Escritores in progress resulta de uma ação inédita no hot site do SESCSP, dando voz a escritores inéditos.
Recém lançado, o livro Passagens de tempo é objeto de reflexão com a participação, no dia 10 de agosto (sexta), 18h, do autor do livro, o filósofo e médico psiquiatra italiano Mauro Maldonato e do educador e filósofo Mario Sergio Cortella.
Compõem ainda a programação do SESC para o Salão de Ideias, debates sobre a Semana de 1922, jornalismo e crítica cultural e ações artísticas no contexto da cidade.
No espaço Telas e Palcos, o SESC também estará presente apresentando a mesa O cinema brasileiro por seus diretores, com a presença de renomeados cineastas e uma mesa sobre teatro brasileiro, com a presença do jornalista e crítico de teatro Jefferson Del Rios, entre outros.
Dentre as atividades do SESC que fazem parte das ações de fomento à leitura está a biblioteca volante BiblioSesc - programa de incentivo à leitura que oferece gratuitamente empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas. O caminhão - com cerca de 4 mil livros - estará no Pavilhão de Acesso de Escolares, durante a Bienal, possibilitando o acesso à literatura para o público de todas as idades.
A presença do SESC SP na Bienal reforça sua ação cotidiana ao longo de 66 anos trabalhando para o bem estar da população de trabalhadores do comércio de bens e serviços e da comunidade em geral.
PROGRAMAÇÃO ESTANDE EDIÇÕES SESC SP
Todos os dias
10h às 22h - LITERATURA MÓVEL
Microcontos de 20 escritores de diferentes nacionalidades enviados para celulares dos visitantes da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Para receber, ative seu bluetooth no modo visível.
Curadoria de texos: Marcelino Freire.
Sexta, 10 de agosto
11h às 19h - TODAS AS PALAVRAS ME CONVÉM
Intervenção artística com a Cia. Ilustrada
15h- HOJE É DIA DE HISTÓRIA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças.
Com a Cia. A Hora da História.
16h - ILUSTRANDO COM EVA FURNARI
Vivência com a autora e ilustradora, que conversa com as crianças sobre literatura infantil enquanto realiza ilustrações.
18h - SARAU 1922
A atividade reproduz um sarau de época, como uma volta aos anos 1920, década em que ocorreu a Semana de Arte Moderna. Com o grupo Osnáuticos.
20h - UTOPIA DE ITAPUÃ
Aula show com José Miguel Wisnik e Swami Jr. Uma seleção de canções entremeadas de conversas sobre a preguiça e outros temas.
Sábado, 11 de agosto
11h às 19h - CHUVA DE HISTÓRIAS E POEMAS
Intervenção artística com a Cia. Suno.
15h - AS TRÊS TORRES DA PRINCESA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Prosa dos Ventos.
18h - LEITURAS DE PATATIVA
Leituras musicadas e performances artísticas inspiradas no espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô, que transita pela obra do poeta popular Patativa do Assaré. Com a Cia. do Tijolo.
20h - SARAU 1922
A atividade reproduz um sarau de época, como uma volta aos anos 1920, década em que ocorreu a Semana de Arte Moderna. Com o grupo Osnáuticos.
Domingo, 12 de agosto
11h às 19h - POLVO POÉTICO
Intervenção artística com o Grupo Sensus.
15h - TODO MUNDO SOLTA PUM
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Polichinelo.
16h - HISTÓRIAS ILUSTRADAS
A Cia. A Hora da História conta uma história a ser ilustrada em quadrinhos em tempo real pelo cartunista Ricardo Soares.
18h - ZÉ DO CAIXÃO, HELOÍSA PRIETO E A CIDADE DOS DEITADOS
Bate-papo e leitura dramática com o diretor, autor e ator Zé do Caixão e com Heloísa Prieto, escritora infantojuvenil e autora do livro Cidade dos deitados.
20h - CONTOS, CRÔNICAS & POEMAS: KARINA BUHR E LIRINHA
A cantora e atriz e o músico leem e comentam textos de seus autores favoritos e de autores homenageados pela Bienal (Nelson Rodrigues, Jorge Amado, Mario de Andrade e Oswald de Andrade).
Segunda, 13 de agosto
11h às 19h - EXPEDIÇÃO PELA RUA DAS LETRAS
Intervenção artística com Ricardo Napoleão.
15h - A CHUVA DE PIPI
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Polichinelo.
18h - RADIONOVELA MÁRIO DE ANDRADE
Inspirada na época de ouro do rádio, a atividade apresenta textos do livro Contos de Belazarte adaptados para o formato radionovela.
Com a Cia. O Grito.
20h - CARTOLA E GAROTO
Os possíveis diálogos entre as obras do multiinstrumentista Garoto e do poeta-músico Cartola, pontuados por breves demonstrações musicais e comentários sobre seus importantes universos artísticos. Com Elton Medeiros e Jorge Mello.
Terça, 14 de agosto.
11h às 19h - POLVO POÉTICO
Intervenção artística com o Grupo Sensus.
16h - ILUSTRAÇÕES E MÍDIAS DIGITAIS
O cartunista, ilustrador e pintor, André Dahmer, conversa sobre ilustração, quadrinhos e mídias digitais.
18h - NA MONTANHA-RUSSA COM FERNANDO BONASSI E EDGAR SCANDURRA
Conversas, leituras e canções com Edgar Scandurra e Fernando Bonassi sobre o universo do livro juvenile Montanha-russa, de autoria de Bonassi.
20H - PRÊMIO SESC DE LITERATURE
Bate-papo com Luisa Geisler (RS), vencedora na categoria romance, e Rafael Gallo (SP), vencedor na categoria contos da edição 2011/2012 do prêmio realizado pelo SESC para descobrir novos talentos da literatura nacional. Mediação Lúcia Bettencourt.
Quarta, 15 de agosto
11h às 19h - TODAS AS PALAVRAS ME CONVÉM
Intervenção artística com a Cia. Ilustrada
14h e 15h – SAPUCAYA: A GRANDE ÁRVORE
Contação inclusiva de histórias. Com o escritor João Bosco de Souza.
*Sessão com interpretação em Libras.
17h - PARA LÁ DAS PALAVRAS
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças.
Com o Núcleo Pé de Zamba.
18h - RADIONOVELA NELSON RODRIGUES
Inspirada na época de ouro do rádio, atividade apresenta textos do livro A vida como ela é adaptados para o formato radionovela. Com a Cia. O Grito.
20h - CONTOS, CRÔNICAS & POEMAS: FRED ZERO QUATRO E ZECA BALEIRO
Os músicos leem e comentam textos de seus autores favoritos e de autores homenageados pela Bienal (Nelson Rodrigues, Jorge Amado, Mario de Andrade e Oswald de Andrade).
Quinta, 16 de agosto
11h às 19h - CHUVA DE HISTÓRIAS E POEMAS
Intervenção artística com a Cia. Suno.
14h E 15h - SAPUCAYA - A GRANDE ÁRVORE
Contação inclusiva de histórias. Com o escritor João Bosco de Souza.
*Sessão com interpretação em Libras.
17h - AS TRÊS TORRES DA PRINCESA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Prosa dos Ventos.
20h - DICIONÁRIO: DESAFIO DE POETAS E MCS
Desafio poético tendo como tema verbetes do Dicionário SESC : A linguagem da cultura. Com Marcelino Freire, Chacal, Emicida, Max B.O., Nelson Maca e Paulo Scott.
Sexta, 17 de agosto
11h às 19h - TODAS AS PALAVRAS ME CONVÉM
Intervenção artística com a Cia. Ilustrada
15h - HOJE É DIA DE HISTÓRIA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças.
Com a Cia. A Hora da História.
16h - ILUSTRAÇÃO E IMPROVISO
Enquanto desenha, o cartunista conversa com o público sobre técnicas de ilustração e improviso. Com Paulo Caruso.
17h E 18h - CORPO VIVO: WORKSHOP COM IVALDO BERTAZZO
Vivências corporais baseadas no método Reeducação do Movimento, voltadas ao contexto dos visitantes da Bienal do Livro.
20h - RADIONOVELA JORGE AMADO
Inspirada na época de ouro do rádio, a atividade apresenta textos da obra de Jorge Amado adaptados para o formato radionovela. Com a Cia. O Grito.
Sábado, 18 de agosto
11h às 19h - POLVO POÉTICO
Intervenção artística com o Grupo Sensus.
15h E 16h - VIAJANDO COM AS HISTÓRIAS
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com Ana Luísa Lacombe.
18h - MPB NA VITROLA DE MÁRIO DE ANDRADE
Bate papo sobre as impressões de audição de Mário de Andrade, que costumava fazer anotações críticas nas capas dos discos que ouvia em sua vitrola. Com a pesquisadora Flávia Camargo Toni.
20h - ZAP! SLAM
Campeonato de poemas com performances dinâmicas em que o público vota e participa. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
Domingo, 19 de agosto.
11h às 19h - EXPEDIÇÃO PELA RUA DAS LETRAS
Intervenção artística com Ricardo Napoleão.
15h - PARA LÁ DAS PALAVRAS
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com o Núcleo Pé de Zamba.
17h - ZAP! SLAM
Campeonato de poemas com performances dinâmicas em que o público vota e participa. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
PARCERIA CULTURAL SESC E BIENAL DO LIVRO
SALÃO DE IDEIAS
SEX 10
18h - PASSAGENS DE TEMPO
Mauro Maldonato (Itália) e Mario Sérgio Cortella.
Mediação Marta Colabone
SAB 11
18h - JORGE AMADO NO CINEMA
Com Sergio Machado e Cecília Amado.
Mediação Fernão Pessoa Ramos.
20h - INTERNACIONALIZAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA
Com Galeno Amorim e Milton Hatoum.
Mediação Danilo Santos de Miranda.
DOM 12
16h - LEITURAS DE PATATIVA
Com Tiago Santana e Gilmar de Carvalho.
Mediação Assis Ângelo.
18h - LEITURAS DE JORGE AMADO
Com Tom Zé, Ilana Goldstein e José Castello.
SEG 13
20h - A SEMANA DE 1922
Com Marcos Augusto Gonçalves e Francisco Alambert.
Mediação José Antonio Pasta Jr.
TER 14
18h - JORNALISMO E CRÍTICA CULTURAL
Com Ademir Assunção e Jorge Mautner.
Mediação Maurício Kubrusly.
QUA 15
14h - A GARÇONNIÈRE DE OSWALD DE ANDRADE
Com Jorge Schwartz, Renato Borghi e Zé Celso Martinez Correa.
20h - DIÁRIOS DE EDGAR MORIN
Com Edgar de Assis Carvalho e Izabel Petraglia.
Mediação Ernani Guimarães.
QUI 16
20h - O TEATRO DE NELSON RODRIGUES
Com Marco Antonio Braz e Eduardo Tolentino.
Mediação Luis Fernando Ramos.
SEX 17
20h - ELOGIO À PREGUIÇA
Com Antonio Cícero, Olgária Mattos e Vladimir Safatle.
Mediação Adauto Novaes.
SAB 18
16h - ARTE NA CIDADE
Com Laura Guimarães, Lucas Pretti e Nelson Brissac.
20h - ECOS DE MÁRIO DE ANDRADE
Com Lígia Cortez e Paschoal da Conceição.
Mediação Flavia Toni.
DOM 19
14h - SOBRE BICICLETAS
Com Argus Caruso e Tiago Benicchio.
Mediação Aldo Quiroga.
16h - ESCRITORES IN PROGRESS
Com escritores inéditos selecionados em ação no site do SESC na Bienal.
Mediação Fabrício Carpinejar.
ESPAÇO TELAS E PALCOS
QUA 15
17h - O CINEMA BRASILEIRO POR SEUS DIRETORES
Com Beto Brant, André Klotzel e Toni Venturi.
Mediação Fernão Ramos Pessoa.
Para conferir as demais atividades presentes no Salão de Ideias, acesse: www.bienaldolivrosp.com.br
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde
04136-020 - São Paulo - SP
+55 11 3482-2510 | +55 11 3482-6908
Nenhum comentário:
Postar um comentário