Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cia Solas de Vento apresenta a peça infantil A Volta ao Mundo em 80 Dias em São Bernardo do Campo em julho

                                                         foto: Mariana Chama


Peça foi sucesso de crítica e de público, além de ter premiado o ator Bruno Rudolf na categoria de Melhor Ator de espetáculo Infantil no FEMSA e APCA e a diretora Carla Candiotto como melhor diretora no Prêmio APCA.

Coreografia circense aliada ao tema viagem é a característica principal do trabalho da Cia. Solas de Vento, que conta com os atores Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. A dupla fará três apresentações com a premiada peça infantil A Volta Ao Mundo em 80 Dias (Femsa e APCA 2011, direção de Carla Candiotto) nos dias 1, 4 e 5 de julho às 16hs noTeatro Lauro Gomes em São Bernardo do Campo.

“É a oportunidade de mostrar o trabalho da Cia para novas pessoas e ao mesmo tempo contemplar o público da Grande São Paulo que não conseguiu acompanhar as temporadas que aconteceram na Capital. É um privilégio mostrar nossa maneira de fazer teatro, de contar uma história”, conta Ricardo Rodrigues.

A Volta ao Mundo em 80 Dias
Com direção da premiada Carla Candiotto, espetáculo foi sucesso de crítica e de público, além de ter premiado o ator Bruno Rudolf na categoria de Melhor Ator de espetáculo Infantil no FEMSA e APCA e a diretora Carla Candiotto como melhor diretora no Prêmio APCA.

Na trama, a extraordinária aventura de Mr. Fog – um Lord inglês apaixonado por geografia e Passepartout  – seu criativo criado francês começa quando Mr. Fog decide dar a Volta ao Mundo em 80 dias. Mas eles não contavam com a aparição do misterioso Mr. Fix, que durante toda a trama surge de forma inusitada para atrapalhar a viagem dos dois aventureiros.

É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias, na qual a dupla corre contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix. A historia é contada pelos dois atores que, para dar vida a todos os personagens, utilizam técnicas acrobáticas, dança e comedia.

O enredo é baseado na obra literária de Júlio Verne. A concepção da montagem foi idealizada por Carla Candiotto e Solas de Vento a partir de um jogo de Tangram, que é um quebra-cabeça chinês. Os dois atores manipulam peças de sucata de ferro para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. “Utilizamos peças de ferro e sucatas para a construção de cada cenário, criando novas imagens. Imagens essas recriadas a cada episódio da história”, explica a diretora.

“Depois de passar pelo roteiro de ações da história, começamos a criação do nosso Tangram, o fio narrativo que trouxe unidade ao espetáculo, sem comprometer a inventividade fantasiosa que o autor propõe”, conta a diretora Carla Candiotto. Como e onde essas peças de sucata poderiam se transformar num trem, num barco ou até mesmo num elefante, seriam as próximas descobertas.

A encenação usa recurso de três câmeras de vídeo e projeção ao vivo, o que cria cenas inusitadas e traz uma dimensão fantástica aos episódios da historia. As imagens são transferidas do chão diretamente para a parede de fundo do teatro, dando a sensação de os atores estarem em um trem ou barco. Para contar essa história, os atores, que são circenses e dançarinos, partem de um lugar não definido e, ao longo do tempo, como têm necessidade de chegar em 80 dias, inventam e transformam seus transportes de um país ao outro para poderem realizar essa aventura.

De acordo com a diretora, “esse quebra-cabeça, é um instrumento facilitador da compreensão da história e desenvolve a criatividade e o raciocínio de criança. Espero que o resultado se transforme num exercício de criatividade e cumplicidade entre o público e os atores, e que pais e filhos descubram que dar a volta ao mundo em 80 dias seja uma idéia possível.”

A Volta ao Mundo em 80 Dias é apresentado pela Usiminas e tem co-patrocínio da Akzo Nobel. Esse é um projeto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural 2011.

Para Roteiro:

SÃO BERNARDO – Dias 1, 4 e 5 de julho às 16hs.
Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171 - São Bernardo do Campo - SP
Telefone: (11) 4368-3483. Grátis. Retirar na bilheteria meia hora antes.

Ficha Técnica:
Adaptação livre do romance homônimo de Julio Verne. Criação: Carla Candiotto e Solas de Vento. Direção: Carla Candiotto. Texto:Carla Candiotto e Pedro Guilherme. Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Coreografia: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Direção de Arte e Cenografia: Lu Bueno. Ilustrações: Iara Jamra. Figurinos: Olintho Malaquias. Trilha sonora original: Exentrimusic. Iluminação: Wagner Freire. Operação de Vídeo: Bruno Bachy. Operação de Audio: Luana Alves. Operação de luz: Roseli Martineli, Tamiris Alves e Amanda Felisbino Fotografia: Mariana ChamaProdução: Aymberê Produções Artística LTDA. Gestão Cultural: Doble Cultura + Social. Programação Visual: Sato – casadalapa. Duração: 50 minutos. Realização: Solas de Vento. Recomendado para crianças a partir de 04 anos.


Sobre Cia Solas de Vento
Ao conhecerem suas criações individuais, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues identificaram uma prática semelhante e um olhar sobre o fazer teatral. Nas criações do duo, as habilidades acrobáticas e a dança, aliadas ao preparo do ator, oferecem novos recursos ao ator de contar uma história. Dessa simbiose de possibilidades corporais nasce uma única linguagem plural, em que o corpo é motor da dramaturgia. Os artistas trabalharam em parceria com as companhias Circo Mínimo, Cia. Druw, Linhas Aéreas, Circo Zanni, Trixmix Cabaret, Núcleo de Artérias e com os diretores Francisco Medeiros, Cristiane Paoli Quito e Carla Candiotto.

Ricardo Rodrigues
Ator Graduado pela USJT/1996, em São Paulo. Artista circense desde 1999, nas especialidades de técnicas aéreas e palhaço, vem atuando em espetáculos que aliam o teatro e a dança às técnicas circenses.

Bruno Rudolf
Bailarino, formado pelo Conservatório de Dança de Mulhouse (França), reside no Brasil desde 2001. Ainda na França, estudou teatro físico, mímica clássica e técnicas circenses (acrobacia e malabarismo). Em solo brasileiro, se especializou em técnicas aéreas e estudou palhaço. Vencedor do Prêmio APCA 2011 por A Volta ao Mundo em 80 Dias.


ARTEPLURAL – Assessoria de imprensa 
Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 9245-4138
Douglas Picchetti – (11) 9814-6911
Renato Fernandes – (11) 7286-6703
Facebook – Arteplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário