terça-feira, 7 de junho de 2011

Ângela Ro Ro e Marcelo Jeneci dia 25 no Piano na Praça

Um compositor paulistano e uma irreverente compositora carioca se encontram na Praça Dom José Gaspar para uma tarde musical ao som das teclas do piano.


Dando continuidade à programação 2011, a série Piano na Praça apresenta concertos ao ar livre com Ângela Ro Ro e Marcelo Jeneci, dia 25 de junho (sábado), na Praça Dom José Gaspar, Centro de São Paulo, a partir das 15 horas.

O compositor e multiinstrumentista paulistano Marcelo Jeneci faz o concerto de abertura, precisamente às 15 horas, e mostra músicas próprias gravadas em seu CD de estreia, Feito Pra Acabar. O disco foi gravado ao vivo em estúdio e lançado recentemente com produção de Kassin e arranjos de orquestra de Arthur Verocai.

Compositora celebrada e intérprete inconfundível, Ângela Ro Ro assume as teclas, às 16 horas, para interpretar composições do seu CD autoral, Compasso, e do DVD Ângela Ro Ro Ao Vivo, lançados no ano passado pela Indie Records. Em sua maioria, o programa da apresentação de Ro Ro reúne músicas próprias que marcaram sua carreira, numa série de sucessos que vão do blues ao bolero, das baladas românticas ao rock.

Sempre com uma pitada de humor e irreverência, a artista promete mostrar que está em plena forma e em ótima fase artística. Entre as canções do programa, destaque para “Cheirando a Amor”, “Gota de Sangue”, “Meu Mal é a Birita”, “Agito e Uso”, “Mares da Espanha”, “Tola Foi Você”, “Não Há Cabeça”, “Blues do Arranco”, “Amor Meu Grande Amor” (parceria com Ana Terra), “Compasso” (com Ricardo Mac Cord). Ela também brilha como intérprete de outros autores, a exemplo de Kris Kristoferson (“Help Me Make It Through The Nigth” e “Bob McGee”) e Charles Chaplin (“Smile”).

No repertório de Marcelo Jeneci, músicas do CD, como: “Pra Sonhar”, “Quarto de Dormir” (parceria com Arnaldo Antunes), “Felicidade” (com Chico César), “Por Que Nós?” (com Luiz Tatit), “Show de Estrelas” (com Carlos Rennó), “Longe” (com A. Antunes e Betão Aguiar), “Feito Pra Acabar” (com Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves), “Café com Leite de Rosas” (com A. Antunes e Ortinho), e “Borboleta” (com Zélia Duncan, Alice Ruiz e Arnaldo Antunes), entre outras.

Os concertos ao ar livre da série Piano na Praça é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece, quinzenalmente, na Praça Dom José Gaspar. O projeto, que está em sua 6ª temporada, vem apresentando pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.



Foto: Washington Possato
A compositora Ângela Ro Ro já foi gravada por vários artistas, entre eles Maria Bethânia, Barão Vermelho, Marina Lima, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, Toni Platão, Simone e Zélia Duncan. Começou a estudar piano clássico aos cinco anos e, durante a década de 1960, mudou-se para Londres, onde cantou em pubs. Ao voltar para o Rio de Janeiro, apresentou-se em casas noturnas até ser contratada pela gravadora Polygram (hoje Universal Music). O primeiro disco, homônimo(1979), trazia músicas próprias e se tornou um clássico ao abrigar “Gota de Sangue”, “Não Há Cabeça”, “Agito e Uso” e “Amor, Meu Grande Amor”. No próximo disco, Só Nos Resta Viver, ela gravou os sucessos Bárbara (Chico Buarque e Ruy Guerra) e Meu Mal é a Birita, além da faixa-título. O álbum Escândalo veio em 1981. Entre o fim da década de 1980 e os anos 1990, Ro Ro gravou dois discos e participou de alguns songbooks produzidos por Almir Chediak. No ano de 2000 ela lançou Acertei no Milênio, que lhe rendeu o prêmio de Compositora do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Entre 2004 e 2005, Ângela tornou-se apresentadora do talk-show Escândalo, no Canal Brasil, recebendo colegas da MPB. Em 2006, pela Indie Records lançou o CD Compasso e o primeiro DVD ao vivo, gravado no Circo Voador, com participação de Alcione, Frejat e Luiz Melodia. Em 2008, esteve no projeto Loucos Por Música, dividindo o palco com Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Ana Carolina. Em breve será lançado um box com os programas do Canal Brasil e Ângela lançou CD (selo Discobertas) com 18 músicas que cantou na abertura do talk show em versões de voz e piano.


Nascido em Guaianases, Zona Leste de São Paulo, Marcelo Jeneci cresceu embalado pelas estações de rádio populares e trilhas sonoras de novela. Mais de 25 anos depois, canções desse jovem compositor – “Amado” (parceria com Vanessa da Mata) e ”Longe” (esta com Arnaldo Antunes) – viraram trilha sonora de novelas da Rede Globo. Ainda garoto, Marcelo já tocava piano e treinava nas sanfonas que, não por acaso, abre o primeiro disco do compositor (a primeira sanfona lhe foi presenteada por Dominguinhos, uma peça de sua coleção). Sua trajetória é marcada por parcerias e trabalhos ao lado de importantes nomes da música nacional. Além dos citados acima (Vanessa e Antunes), ele já compôs músicas com como Chico César, Zé Miguel Wisnik, Paulo Neves e Luiz Tatit. Também caiu nas graças do cantor Leonardo com a composição “Longe”; e Zélia Duncan, que gravou canções inéditas de Jeneci em seu último disco, engrossa o coro de parceiros do também multiinstrumentista: Jeneci toca piano, acordeon e guitarra. O primeiro disco, Feito Pra Acabar, lançado recentemente, inaugura sua discografia. É um trabalho primoroso com 13 faixas autorais e muitas parcerias que foi produzido por Kassin, além dos arranjos de orquestra assinados por Arthur Verocai. A voz feminina que pontua todo disco é da cantora paulistana Laura Lavieri, de 22 anos. O artista lança seu disco de estréia aos 28 anos, mas comemora mais de uma década de carreira musical como instrumentista.



SERVIÇO:
Série: Piano na Praça

Dia 25 de junho – Sábado
15 horas: Marcelo Jeneci
16 horas: Ângela Ro Ro
Praça Dom José Gaspar, s/nº - Centro/SP – Metrô República
Concerto o ar livre – Grátis – Classificação etária: Livre
Informações: (11) 3397-0160 - Nº de lugares: 300 cadeiras
Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

























Nenhum comentário:

Postar um comentário