A partir do dia 12 de agosto a cidade de São Paulo estará imersa no mundo da literatura. A 21a Bienal Internacional do Livro chega a capital paulista na semana que vem, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e promete uma série de atrações e novidades.
A expectativa é de que 700 mil pessoas visitem o evento. Em uma área de 60 metros quadrados, a Bienal congregará 350 expositores, entre eles, editoras que representam 900 selos editoriais. A previsão é de que estejam à venda 2,2 milhões de exemplares e sejam lançados 4,2 mil títulos. “A feira criará mais de 15 mil empregos diretos e indiretos e irá acompanhar o fortalecimento do mercado editorial”, ressaltou Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora da Bienal do Livro.
Os escritores consagrados Monteiro Lobato e Clarice Lispector, além do tema da lusofonia e o livro digital são as bases centrais que irão permear toda a programação do evento.
Em tempos em que a digitalização avança, inclusive, no mercado editorial com o surgimento dos e-readers, acontecerá pela primeira vez na Bienal o Fórum Internacional do Livro Digital. A novidade será realizada nos dias 10 e 11, antes no início da feira, no Espaço Digital Imprensa Oficial, com palestras de três renomados especialistas: Mike Shatzkin, John B. Thompson e Jean Paul Jacob.
Já o tradicional Salão de Ideias reunirá importantes escritores internacionais e nacionais em um espaço aberto à discussões sobre os mais variados temas. Entre eles, estão a autora iraniana Azar Nafisi, o biógrafo norte-americano de Clarice Lispector, Benjamin Moser, o escritor norueguês Jostein Gaader, o moçambicano Mia Couto, os brasileiros Marçal Aquino, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum, Ruy Castro, Rubem Alves, além da atriz Beth Goulart.
Com investimento de R$ 30 milhões, o evento será realizado até o dia 22 de agosto e contará com cerca de 1,1 mil horas de atividades. Em 2008, o investimento direcionado à Bienal foi de R$ 22 milhões. “A verba deste ano representa um crescimento de quase 35% em relação ao valor investido na última edição da Bienal”, destacou Eduardo Mendes, diretor-executivo da Câmara Brasileira do Livro, entidade realizadora da feira.
Pela segunda vez consecutiva, a Volkswagen do Brasil é uma das empresas patrocinadoras do evento, ao lado do site de comércio eletrônico Submarino. Neste ano, a Bienal conta, ainda, com os co-patrocínios de Hellmann's e da marca Sensações, da Elma Chips.